sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Nova paixão

No ano passado ganhei uma nova paixão, mas não essas que estão pensando, minha nova paixão chama-se futebol rs, está bem, não é pra tanto, confesso que ainda não consigo assistir aos jogos em casa, eles continuam me dando um soninho... rs mas no estádio o negócio é outro, no ano passado fui a quase todos os jogos do campeonato paulista, e adivinha por conta de qual time??? É claro que como uma boa campineira que sou não poderia ser para outro time que não fosse a Ponte Preta.
Mas na verdade minha paixão começou por conta da torcida, caramba, aquilo é contagiante, é claro que existem diversas outras torcidas muito maiores e muito mais fanáticas que a da Ponte, mas, foi amor a primeira vista, ou melhor, a primeira partida rs, e agora literalmente visto a camisa.
Bom na verdade a Ponte tem uma história bem bacana seguem algumas curiosidades tiradas da wikipedia:





O surgimento do clube está diretamente ligado ao crescimento da cidade de Campinas.
Em
1870, deu-se início à construção da ferrovia paulista, indo de Jundiaí a Campinas. A instalação dos trilhos requisitava a construção de uma ponte. A ponte era de madeira, e para melhor conservação, tratada com piche. Assim, enegrecida, surgiu a Ponte Preta. A partir daí, a região em torno da ponte virou o Bairro da Ponte Preta, em 1872.
A Associação Atlética Ponte Preta surgiu em
1900, graças a vários alunos do colégio Culto à Ciência, que praticavam futebol no bairro da Ponte Preta, sendo portanto o time mais antigo do estado.
Hoje, no lugar do primeiro campo localiza-se a Igreja de Santo Antônio. O atual campo é o estádio Majestoso. Após sua inauguração, a Ponte Preta viveu uma de suas melhores épocas. Conseguiu o acesso sendo vice-campeã da 2ª divisão do
Campeonato Paulista de 1951. Cai em 1960, volta em 1969 se sagrando Campeã da Divisão Especial. Vice-campeã Paulista em (1929,1970) 1977, 1979, 1981 e 2008 e chegando às semifinais do Campeonato Brasileiro de 1981 e Copa do Brasil 2001, a Ponte Preta é uma das equipes mais tradicionais do futebol Paulista.

Magestoso


A construção do estádio do Majestoso foi realizada em mutirão, numa área de 40.000 metros quadrados.
A idéia de construir um estádio, surgiu de três pontepretanos fanáticos pelo clube - Moisés Lucarelli, Olímpio Dias Porto e José Cantúsio - que adquiriram e doaram o terreno ao clube.
Em
13 de Agosto de 1944 foi lançada a Pedra Fundamental do estádio.
No dia
7 de Setembro de 1948 foi realizada a inauguração parcial do Majestoso em missa campal. Em 12 de Setembro de 1948, foi feita a inauguração oficial do Estádio, que recebeu o nome do patrono Moisés Lucarelli.
"Majestoso" é o "apelido" do estádio porque na sua inauguração era um dos maiores do Brasil, perdendo apenas para o Pacaembu e o de São Januário.

Curiosidades

- A Ponte Preta foi a primeira equipe do Interior do Brasil a disputar um Campeonato Nacional, em 1971.
- A Ponte Preta é o time do interior que chegou a mais decisões do Campeonato Paulista (5 vezes).
- As maiores goleadas da Ponte em jogos oficiais foram 8x1 Ferroviária (Campeonato Paulista de 1994) e 8x1 Castanhal-PA (Copa do Brasil de 2001)
- O recorde de público do Majestoso é de uma partida realizada entre Ponte e Santos em 1970. Os portões foram arrombados e calcula-se que cerca de 40.000 pessoas superlotaram o estádio.
Morumbi e Olímpico (Porto Alegre), dois dos mais importantes palcos do futebol brasileiro têm seus recordes de público em vitórias da Ponte Preta. Em 1977, mais de 145.000 pessoas estiveram presentes no Morumbi para ver a Ponte bater o Corinthians por 2 a 1, de virada, pelo segundo jogo da decisão do Campeonato Paulista. Em 1981, a Macaca bateu o Grêmio por 1 a 0 diante de 98.000 espectadores (85.000 pagantes) pela semifinal do Campeonato Brasileiro.
- Em 1978, a Ponte Preta cedeu 3 (três) atletas para a Seleção Brasileira disputar a Copa do Mundo. Todavia, no campeonato desse ano, o desempenho foi muitoi abaixo do esperado, pois contava com esses jogadores que defenderam o Brasil na Copa.
- A despedida do maior jogador de todos os tempos, Pelé, dos gramados do futebol brasileiro se deu numa partida entre Associação Atlética Ponte Preta x Santos Futebol Clube, no qual o time santista venceu.
- O mascote da Ponte é a MACACA. O apelido é utilizado no feminino pois se trata da ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA, substantivo feminino. Outras torcidas do interior se referiam à torcida da Ponte como MACACOS pois eram vistos como arruaceiros.

Nenhum comentário: